Frutóbidos,
empresa pioneira

‘Como empresa pioneira na produção do genuíno Licor de Ginja de Óbidos, orgulhamo-nos das nossas raízes e da fidelidade que mantemos à fórmula original, a partir da qual procuramos inovar e diversificar sempre com os mais elevados padrões de qualidade e segurança alimentar.’

a nossa empresa

A FRUTÓBIDOS, é propriedade de Marina Brás, que a adquiriu em 2001 a Joaquim Albano, seu fundador, de quem recebeu a receita de origem conventual da produção do genuíno Licor de Ginja de Óbidos Vila das Rainhas®

Classificada e reconhecida pelo Programa para a Promoção dos Ofícios e das Microempresas Artesanais (PPART) como Unidade Produtiva Artesanal cujo âmbito incide sobre o processo de produção de licores, compotas, doces e similares, a Frutóbidos mantém-se fiel à tradição e à receita conventual tendo feito adaptações em dimensão para conseguir responder a nível produtivo.

MISSÃO

Produzir e comercializar produtos de qualidade superior, utilizando como principal matéria-prima o fruto ginja e todos os seus subprodutos.

VISÃO

Diferenciar e divulgar os nossos produtos, para que sejam a referência dos consumidores no mercado nacional e internacional, aliando a inovação à tradição.

VALORES

Preservar a tradição e autenticidade; Dinamizar a comunidade e economias locais; Promover o equilíbrio e sustentabilidade ambiental; Valorizar os recursos endógenos.

o nosso licor

Agregando valor ao produto, pela forma artesanal e tradicional como o produz, a Frutóbidos aposta na melhoria contínua da qualidade e segurança dos processos de produção, e na satisfação dos consumidores. O Licor de Ginja de Óbidos Vila das Rainhas®, já uma referência em Portugal, alcança assim um novo patamar, sendo apreciado por todo o mundo, proporcionando raros e inesquecíveis momentos de prazer.

- desde sempre -

o licor de Ginja de Óbidos da Frutóbidos está presente nos tradicionais bares da Vila de Óbidos, para os quais a empresa distribui o licor em garrafas personalizadas com o nome e logótipo de cada estabelecimento, o que tem contribuído também para o aumento de amantes do licor de ginja promovendo a  tradição de o consumir sentado à mesa com os amigos.

PRODUÇÃO ARTESANAL

O segredo de Vila das Rainhas®, a Ginja de Óbidos começa no ginjal, onde é produzido e colhido o fruto. Depois de criteriosamente selecionada a ginja, já nas instalações da Frutóbidos, é colocada numa infusão hidroalcoólica. Após estágio prolongado do fruto junta-se a calda de açúcar.

Antes da filtração e posterior engarrafamento, todo o licor de ginja é sujeito a análises laboratoriais, as quais permitem assegurar o cumprimento das especificações do produto. O sucesso de Vila das Rainhas®, a Ginja de Óbidos está na essência do fabrico artesanal, sem corantes nem aromatizantes, obtendo-se um néctar de cor rubi e sabor aveludado, que deve ser consumido a uma temperatura de 14ºC ou 15ºC.

Dependendo da preferência do consumidor, as garrafas de Vila das Rainhas®, a Ginja de Óbidos podem conter ou não ginjas, que são meramente decorativas, sendo selecionadas para o efeito as mais bonitas e apetitosas da colheita.

PRÉMIOS &
DISTINÇÕES

Prémio Cinco
Estrelas (2020)

Prémio Cinco
Estrelas (2019)

IWSC
Silver (2018)

Prémio Cinco
Estrelas (2017)

IWSC
Silver (2017)

Reserva
Prata (2016)

Superior Taste Award Brussels
(2015)

BISC
Bronze (2015)

Ginja D'Óbidos
Sabor do Ano
(2014)

vila das rainhas®

É o nome do mais tradicional Licor de Ginja de Óbidos, e honra as muitas rainhas que passaram por Óbidos e a terra onde se produz este licor de ginja muito apreciado por homens e mulheres de todo o mundo.

Degustar um delicioso Licor de Ginja de Óbidos Vila das Rainhas®, carinhosamente chamado de “Ginjinha” por muitos portugueses, constitui um prazer enorme e o perpetuar de uma tradição memorável.

Ao longo dos tempos, Vila das Rainhas®, a Ginja de Óbidos de sabor agridoce e frutado, tem sido motivo de convívio, alegria e inspiração para muitos apreciadores, que encontram no seu aroma e paladar inconfundíveis, a companhia perfeita para momentos de diversão ou de relaxamento.

Em Óbidos, berço de Vila das Rainhas®, a Ginja de Óbidos, é quase obrigatório beber um cálice de licor de ginja com os amigos quando se frequenta um dos muitos bares da histórica vila.

QUALIDADE E
SEGURANÇA ALIMENTAR

A FRUTÓBIDOS tem desde 2011, certificado o seu Sistema de Gestão da  Segurança Alimentar (NP EN ISO 22000). Trata-se de uma certificação reconhecida internacionalmente que veio juntar-se à certificação de Unidade Produtiva Artesanal obtida em 2004 e cujo âmbito incide sobre o processo de produção de licores, compotas, doces e similares.

presença
internacional

O Licor de Ginja de Óbidos Vila das Rainhas® inicia a sua internacionalização em 2004, estando já presente um pouco por todo o mundo.